1410 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Pela primeira vez, o Supremo Tribunal Federal julga um réu não por invadir ou depredar os prédios públicos em 8 de janeiro de 2023, mas por financiar o ataque golpista. Pedro Luís Kurunczi é acusado de bancar o transporte de dezenas de extremistas até Brasília, fretando quatro ônibus usados para levar 153 pessoas à capital federal.
O julgamento acontece no plenário virtual da Primeira Turma do STF e se estenderá até agosto, após o recesso do Judiciário. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, votou pela condenação de Kurunczi a 17 anos de prisão. A decisão abre um precedente importante ao punir também os financiadores da tentativa de golpe bolsonarista.
Segundo a Procuradoria-Geral da República, Kurunczi teve participação ativa nos atos antidemocráticos. Ele teria frequentado um acampamento com discurso golpista em Londrina (PR) e custeado o transporte dos manifestantes, desembolsando cerca de R$ 59 mil. Para o Ministério Público, ele foi peça-chave na viabilização do ataque às sedes dos Três Poderes.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou que Kurunczi “custou e, assim, materialmente viabilizou a participação de dezenas de pessoas nos atos de violência”. A acusação destaca a gravidade de financiar logística e transporte para atos que afrontaram a democracia brasileira.
A defesa, por sua vez, tenta minimizar a gravidade da conduta. Alega que o réu apenas visitava o acampamento instalado em frente ao Tiro de Guerra de Londrina e que sua única função teria sido orçar os valores dos ônibus. A estratégia, no entanto, não convenceu o relator do processo.
Kurunczi nega que tenha bancado o transporte sozinho e afirma que apenas arrecadou valores entre outros apoiadores da extrema-direita. Ainda assim, seu envolvimento direto na organização da viagem reforça seu papel central na preparação dos ataques golpistas.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.