334 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou que participará remotamente da 17ª Cúpula do Brics, marcada para os dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pelo jornalista Pavel Zarubin, do canal russo Rossiya 1.
Putin optou por não viajar ao Brasil diante da incerteza do governo brasileiro sobre como lidar com o mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) em 2023, relacionado à acusação de remoção ilegal de crianças da Ucrânia. A Rússia não reconhece a jurisdição do TPI e considera o mandado juridicamente inválido.
Quem representará Moscou presencialmente será o chanceler Sergey Lavrov. Além da participação remota na cúpula, Putin também comandará reuniões estratégicas do Conselho de Segurança da Rússia no mesmo período.
Esta é a segunda vez que o presidente russo evita uma viagem internacional por conta do mandado — a primeira foi em 2023, quando não compareceu à cúpula do Brics na África do Sul.
A ausência de outros líderes, como o presidente chinês Xi Jinping, também pode esvaziar o peso político do encontro.
O Brics — formado originalmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — passou a incorporar novos membros em 2025, entre eles Indonésia, Egito, Emirados Árabes, Irã e Bolívia. O bloco fortalece suas relações econômicas e políticas em meio à crescente tensão com o Ocidente, com comércio interno já ultrapassando US$ 1 trilhão.
Com informações da Sputnik
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.