1011 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente da China, Xi Jinping, não virá ao Brasil para a Cúpula do BRICS, que ocorre nos dias 6 e 7 de julho no Rio de Janeiro. Será a primeira ausência de Xi desde que assumiu o comando do país, em 2013. A decisão gerou especulações na velha mídia, que tenta criar atrito onde não há.
A jornalista Andréia Sadi, da GloboNews, sugeriu que o motivo da ausência poderia estar relacionado à primeira-dama Janja Lula da Silva, que, durante visita oficial à China em maio, comentou o impacto nocivo do TikTok no avanço da extrema-direita e na saúde mental de crianças.
Sadi insinua que essa fala possa ter incomodado os chineses. No entanto, Janja já deixou claro que sua participação no jantar com Xi Jinping foi respeitosa e compatível com seu papel institucional, rechaçando qualquer insinuação de quebra de protocolo.
“Estávamos em um jantar conversando, não entrei gritando em lugar nenhum”, explicou Janja à imprensa, ressaltando que não aceitaria ser reduzida a figura decorativa. “Não sou biscuit de porcelana”, afirmou, reforçando que se posicionou com bom senso e responsabilidade social.
Ela ainda destacou que sabia quais temas eram sensíveis e que não ultrapassou nenhum limite diplomático, mas se sentiu no dever de abordar o impacto de redes sociais, como o TikTok, em casos de violência e desafios mortais entre crianças.
A ausência de Xi Jinping, segundo interlocutores do BRICS, está relacionada a outros compromissos internos, e o país será representado por seu primeiro-ministro. A tentativa de setores da imprensa de transformar o episódio em crise diplomática serve apenas para enfraquecer o protagonismo do Brasil na cúpula.
O presidente da China, Xi Jinping, não vai participar da Cúpula do Brics, no Rio. É a primeira vez que ele não comparece ao encontro desde que tomou posse, em 2013.
— GloboNews (@GloboNews) July 2, 2025
"É muito difícil desvincular o que aconteceu naquela viagem com a ausência do presidente chinês na Cúpula do… pic.twitter.com/QwwxZx5PI0