6286 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Mais um confronto entre o governo Lula e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), começa a se desenhar. Segundo informações da coluna de Bela Megale, Motta estaria articulando nos bastidores a votação de um projeto de anistia para os criminosos bolsonaristas condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. A proposta, que não inclui Jair Bolsonaro diretamente, estaria sendo construída em conluio com o próprio ex-capitão golpista, conforme afirmou o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ).
A possibilidade de colocar esse projeto criminoso na pauta da Câmara, logo após o Congresso ter derrubado o decreto presidencial que elevava o IOF, é vista no Palácio do Planalto como uma provocação grave. Para ministros próximos de Lula, trata-se de uma tentativa deliberada de sabotar a democracia e afrontar o governo eleito. “Uma atitude como essa será vista como uma declaração de guerra”, afirmou um auxiliar do presidente.
A proposta de anistia é interpretada como mais um gesto claro de desestabilização institucional por parte do bolsonarismo infiltrado no Congresso. Depois de humilhar o povo brasileiro com a derrubada de uma medida voltada à justiça fiscal, os aliados de Bolsonaro agora tentam apagar os crimes do 8 de janeiro, que resultaram em ataques ao STF, ao Congresso e ao próprio Palácio do Planalto.
Apesar do clima tenso, o governo tenta manter um mínimo de diálogo. Nesta quarta-feira (2), a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, publicou em suas redes sociais um agradecimento explícito ao Congresso pela aprovação da Medida Provisória que destina até R$ 15 bilhões do Fundo Social do pré-sal para habitação popular e autoriza novos leilões de óleo e gás.
O gesto de Gleisi foi interpretado como um esforço para conter a escalada de hostilidade com a Câmara, especialmente após Hugo Motta demonstrar incômodo com o que considera “falta de reconhecimento” do governo por pautas que beneficiam o Planalto. Ainda assim, o Planalto sabe que não se pode confiar em quem atua, nos bastidores, ao lado de Bolsonaro e de seus aliados golpistas.
Enquanto Lula trabalha para reconstruir o país, setores bolsonaristas no Congresso seguem empenhados em sabotar a democracia e proteger criminosos. A reação do governo será firme caso Hugo Motta leve adiante essa vergonhosa tentativa de anistiar golpistas.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.