1359 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, anunciou com entusiasmo nesta quarta-feira (3) a chegada do implante contraceptivo Implanon ao SUS (Sistema Único de Saúde). O anúncio foi feito pelas redes sociais com a frase: “O Implanon chegou no SUS!”, celebrando mais um avanço do governo Lula na área da saúde pública e dos direitos reprodutivos.
O Implanon é um método contraceptivo de longa duração, aplicado sob a pele do braço, que oferece proteção contra gravidez por até três anos. A chegada desse recurso ao SUS representa um enorme avanço para mulheres que desejam mais autonomia sobre seus corpos, especialmente em regiões onde o acesso a métodos contraceptivos é limitado.
O medicamento já era amplamente utilizado na rede privada, mas agora será distribuído gratuitamente pelo sistema público de saúde, o que amplia a igualdade de acesso e promove justiça social. A medida também representa economia a longo prazo para o SUS, ao reduzir gestações indesejadas e seus impactos sociais e econômicos.
A iniciativa se insere no esforço do governo Lula em reconstruir e fortalecer o sistema de saúde pública após os desmontes promovidos nos anos anteriores, sob comando da extrema direita. Agora, o foco é retomar políticas de inclusão, prevenção e cuidado, com atenção especial à saúde da mulher.
O anúncio foi bem recebido por profissionais de saúde e movimentos feministas, que há anos reivindicam a inclusão do Implanon no SUS. A expectativa é de que, com o novo método disponível, mais mulheres possam fazer escolhas informadas e seguras sobre seu planejamento familiar.
Veja o vídeo:
O IMPLANON CHEGOU NO SUS! pic.twitter.com/wlNt1bU5rM
— Alexandre Padilha (@padilhando) July 3, 2025