1191 visitas - Fonte: Plantão Brasil
As negociações para destravar a crise entre o Palácio do Planalto e o Congresso em torno do decreto legislativo que barrou o aumento do IOF serão retomadas na próxima semana, com articulação direta do presidente Lula, do ministro Fernando Haddad e dos presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre. A expectativa é de que uma solução política prevaleça, evitando um desgaste institucional maior e mantendo a governabilidade.
O governo chegou a acionar o STF, mas aposta em um entendimento que inclua um “acordo global” com o Congresso, mediado ou não pelo ministro Alexandre de Moraes. O impasse teve início após parlamentares, sob forte influência de setores bolsonaristas, barrar o aumento do IOF, que era estratégico para ampliar a arrecadação e manter os compromissos fiscais sem prejudicar os mais pobres.
Diante da resistência ao aumento de impostos, o Planalto alerta que não há mais margem para corte de gastos, já que o governo Lula vem tentando ajustar as contas sem desmontar políticas sociais — ao contrário do que fez o desgoverno anterior. As sugestões técnicas do ministro Haddad vêm sendo rejeitadas por setores conservadores do Congresso que agem mais para sabotar do que para colaborar.
Para resolver o impasse, o governo avalia uma articulação cruzada: aprovar temas de interesse do Congresso, como o aumento no número de deputados federais, em troca do apoio a projetos estratégicos do Executivo, como a revisão dos bilionários benefícios fiscais concedidos a grupos privilegiados — herança da farra fiscal promovida no bolsonarismo.
No entanto, setores radicais da oposição, ligados ao bolsonarismo, tentam envenenar as negociações ao insistir na inclusão da anistia aos golpistas de 8 de janeiro, algo que o governo Lula e setores democráticos consideram inegociável. A tentativa de blindar criminosos antidemocráticos pode travar os avanços e gerar nova crise política.
A definição desse impasse deve ocorrer a partir de terça-feira (8), com Lula já de volta da Cúpula do BRICS e os principais líderes do Congresso presentes em Brasília. O governo segue firme na defesa da democracia, da responsabilidade fiscal com justiça social e da reconstrução do Brasil.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.