993 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A estratégia do governo Lula para desmascarar o jogo sujo do Congresso rendeu frutos nas redes sociais. Segundo levantamento da Quaest, entre 17 e 30 de junho, foram 2,2 milhões de menções a respeito do embate entre o Planalto e o Congresso sobre o IOF e outras pautas que expõem o favorecimento aos bilionários. Dessa vez, a narrativa não ficou nas mãos da velha política — o povo tomou as redes e inverteu o jogo.
No início de junho, o cenário era desfavorável ao governo: o Congresso, liderado por figuras do Centrão como Hugo Motta, atropelou vetos presidenciais e ameaçava o equilíbrio fiscal com um apetite voraz por emendas. Mas a queda de braço ganhou outro rumo com a indignação popular, que viralizou hashtags como “inimigos do povo” após a derrubada de medidas que beneficiariam os mais pobres, como o desconto na conta de luz.
A virada veio com a denúncia de que os deputados estavam legislando para si próprios e para os super-ricos. A derrubada do decreto que aumentava o IOF sobre grandes transações, somada à aprovação da ampliação do número de deputados, alimentou a revolta digital. Hugo Motta virou símbolo do Congresso que age contra o povo, enquanto manifestações se espalhavam, inclusive na sede do Itaú, na Faria Lima.
Segundo Felipe Nunes, da Quaest, essa foi a primeira vez que o governo Lula venceu uma grande disputa digital, com clara vantagem em volume e engajamento. “Diferente de embates polarizados anteriores, houve ampla adesão às críticas contra o Congresso, mesmo fora da bolha lulista”, explicou.
A ofensiva digital do governo, que teve como mote a “taxação BBB — bilionários, bancos e bets”, deixou a velha política sem discurso. A tentativa de Motta de surfar na onda do antipetismo falhou. A população entendeu que, mais uma vez, o Congresso tentava proteger seus próprios privilégios e os dos super-ricos, e reagiu com força.
Esse episódio se soma a outras derrotas impostas pela sociedade à direita ultraconservadora, como a queda da PEC das Praias e o recuo do PL do Estupro. A mensagem é clara: o povo está atento, mobilizado e não vai aceitar retrocessos impostos por políticos a serviço da elite.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.