Papa condena EUA e ataca uso da força contra soberania de países

Portal Plantão Brasil
9/1/2026 16:30

Papa condena EUA e ataca uso da força contra soberania de países

0 0 0 0

556 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O papa Leão XIV fez uma crítica direta e contundente à intervenção militar dos Estados Unidos na Venezuela, denunciando o uso da força unilateral por nações poderosas para impor seu domínio global. Em discurso divulgado nesta sexta-feira (9), o líder espiritual católico afirmou que ações como estas "minam completamente" a paz e a ordem mundial estabelecidas após a Segunda Guerra Mundial, violando o que chamou de "universo projetado por Deus".

O pontífice lamentou o abandono da busca pela paz e a violação das normas internacionais, em uma clara referência ao ataque lançado pelos EUA em 3 de janeiro, que resultou na captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, levados para Nova York. "A paz não é mais uma dádiva a ser perseguida, desejável em si ou na busca do estabelecimento do universo projetado por Deus", declarou Leão XIV.

O ataque, ordenado pelo presidente norte-americano Donald Trump, justificou a ação sob a acusação de "narco-terrorismo" contra Maduro. Em resposta à investida, o Supremo Tribunal da Venezuela transferiu interinamente o cargo de chefe de Estado para a vice-presidente Delcy Rodríguez, que foi empossada perante a Assembleia Nacional no último dia 5 de janeiro. O pronunciamento do papa reforça a posição do Vaticano em defesa da soberania e da independência dos povos, configurando-se como uma rara e forte reprimenda moral à política externa norte-americana em um momento de grave tensão internacional.



Com informações do X

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians