556 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O papa Leão XIV fez uma crítica direta e contundente à intervenção militar dos Estados Unidos na Venezuela, denunciando o uso da força unilateral por nações poderosas para impor seu domínio global. Em discurso divulgado nesta sexta-feira (9), o líder espiritual católico afirmou que ações como estas "minam completamente" a paz e a ordem mundial estabelecidas após a Segunda Guerra Mundial, violando o que chamou de "universo projetado por Deus".
O pontífice lamentou o abandono da busca pela paz e a violação das normas internacionais, em uma clara referência ao ataque lançado pelos EUA em 3 de janeiro, que resultou na captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, levados para Nova York. "A paz não é mais uma dádiva a ser perseguida, desejável em si ou na busca do estabelecimento do universo projetado por Deus", declarou Leão XIV.
O ataque, ordenado pelo presidente norte-americano Donald Trump, justificou a ação sob a acusação de "narco-terrorismo" contra Maduro. Em resposta à investida, o Supremo Tribunal da Venezuela transferiu interinamente o cargo de chefe de Estado para a vice-presidente Delcy Rodríguez, que foi empossada perante a Assembleia Nacional no último dia 5 de janeiro. O pronunciamento do papa reforça a posição do Vaticano em defesa da soberania e da independência dos povos, configurando-se como uma rara e forte reprimenda moral à política externa norte-americana em um momento de grave tensão internacional.
In a substantial critique of U.S. military incursions in sovereign countries, Pope Leo XIV on Friday denounced how nations were using force to assert their dominion worldwide, “completely undermining” peace and the post-World War II world order.#Venezuela #DonaldTrump… pic.twitter.com/jCbK4EbcBZ
— teleSUR English (@telesurenglish) January 9, 2026