17,4 milhões de brasileiros saem da pobreza em dois anos no maior movimento de ascensão social da história

Portal Plantão Brasil
12/1/2026 19:16

17,4 milhões de brasileiros saem da pobreza em dois anos no maior movimento de ascensão social da história

0 0 0 0

232 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O Brasil vive um momento histórico de transformação social, com um vigoroso movimento de ascensão de milhões de brasileiros que estavam à margem da economia. Um estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV) revela que, entre 2022 e 2024, impressionantes 17,4 milhões de pessoas deixaram a pobreza e passaram a integrar as classes A, B e C – um número equivalente à população inteira do Equador. Este ritmo de mobilidade social é 74% mais acelerado do que o observado no período emblemático de 2003 a 2014, apontando para uma transformação profunda e veloz no perfil socioeconômico do país, impulsionada pela combinação virtuosa de crescimento econômico, geração de empregos formais e políticas públicas de redistribuição de renda.

Os dados, divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, mostram que o Brasil atingiu em 2024 o maior patamar histórico de participação das classes A, B e C na população desde o início da série analisada, em 1976. Juntas, essas faixas de renda respondem por um nível 78,18% acima da média anual histórica. A classe C, coração da nova configuração social, concentra 60,97% dos brasileiros, enquanto as classes A e B somam 17,21%. Na outra ponta, as classes D e E atingiram seus menores percentuais já registrados, com 15,05% e 6,77% respectivamente, indicando uma redução consistente e massiva da pobreza e da extrema pobreza.

O motor principal por trás desse salto, conforme destacou o diretor da FGV Social, Marcelo Neri, é o mercado de trabalho. “O ganho de renda do trabalho foi o principal motor de ascensão social da chamada classe média. A regra de proteção do Bolsa Família impulsiona a geração de carteiras de trabalho, que talvez seja o principal símbolo da nova classe média vinda da base da distribuição de renda”, afirmou o pesquisador. O estudo também destaca o papel fundamental de programas sociais como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) como trampolins para essa mobilidade.

Para o ministro Wellington Dias, os números são a prova do impacto de um governo que coloca o povo no centro de suas decisões. “Um governo do lado do povo, e não é um jogo de palavras, é mudança para melhor mesmo, para milhões de brasileiros e brasileiras”, declarou. Ele enfatizou a integração entre políticas sociais, geração de emprego e crescimento econômico acima de 3% ao ano: “Como diz o presidente Lula, é o dinheiro nas mãos de milhões dentre os mais pobres, que começam com um Bolsa Família e depois as portas se abrem para um emprego ou um negócio assistido”. Este ciclo virtuoso, onde a redistribuição de renda alimenta o consumo, que por sua vez impulsiona a economia e gera mais empregos, é a antítese do projeto de austeridade e concentração de riqueza dos governos anteriores. São 17,4 milhões de vidas transformadas, demonstrando que quando o Estado atua a favor da maioria, é possível construir um país mais justo e próspero para todos.

Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians