Presidentre chinês se posiciona contra sanções à Rússia e promete mediar a crise com a Ucrânia

Portal Plantão Brasil
8/3/2022 19:26

Presidentre chinês se posiciona contra sanções à Rússia e promete mediar a crise com a Ucrânia

0 0 0 0

433 visitas - Fonte: Yahoo Brasil

O presidente chinês, Xi Jinping, prometeu “trabalhar ativamente” para ajudar a mediar a crise na Ucrânia. A declaração aconteceu nesta terça-feira (8), em encontro virtual com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e o presidente francês, Emmanuel Macron.


“A China vai ficar em comunicação e coordenação com a França, Alemanha e a União Europeia e, dentro das necessidades das partes envolvidas, trabalhar ativamente com a comunidade internacional”, afirmou.

Xi se disse “preocupado” com a invasão russa em território ucraniano e considerou que “os esforços no sentido de garantir um acordo de paz para essa crise deverão ser apoiados”.

O próprio presidente chinês, por outro lado, condenou as sanções impostas por países do ocidente, especialmente os Estados Unidos, à Rússia, por considerar que vão “abalar a economia global, que já está devastada pela pandemia”.

“Isso (as sanções) não é do interesse de ninguém. Nós precisamos advogar por uma visão de segurança comum, compreensiva, colaborativa e sustentável”, avaliou.


Ucrânia acusa russos de descumprirem acordo

A Ucrânia começou a retirar civis das cidades de Sumy, no nordeste do país, e de Irpin, próxima da capital Kiev, nesta terça. Segundo o governo ucraniano, no entanto, há violações da Rússia mesmo nos chamados corredores humanitários.

A Rússia havia declarado um cessar-fogo na terça-feira para cinco cidades ucranianas, incluindo Kiev, Chernihiv, Sumy, Kharkiv e Mariupol. Na noite de segunda-feira (7), porém, Sumy foi bombardeada pelos russos, deixando ao menos 21 mortos.

Em Kiev, relatos dão conta de que a operação de trens na capital está funcionando nesta terça-feira com trens saindo e chegando. Os que partem estão lotados, e os que chegam estão praticamente vazios.


Na estação de Kiev, uma mulher afirmou que a cidade “está segura”, mas que nos arredores, como em Irpin, de onde ela fugiu com a mãe na noite de segunda-feira (7), há insegurança e medo de próximos ataques russos.

Segundo o jornal New York Times, o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky alegou que o fracasso em abrir corredores humanitários para evacuar milhares de pessoas foi uma tragédia agravada pelo fato de o país não ter armas para se proteger de uma enxurrada de mísseis e bombardeios aéreos.

“A culpa por cada morte de cada pessoa na Ucrânia por ataques aéreos e em cidades bloqueadas [devido aos corredores humanitários] é do Estado russo, dos militares russos”, disse ele.



Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians