1150 visitas - Fonte: Plantão Brasil/X
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, fez uma declaração contundente sobre a situação na Faixa de Gaza, enfatizando que qualquer acordo com os Estados Unidos sobre Gaza seria inviável se Washington continuar a considerar o enclave como território israelense. Erdogan afirmou categoricamente que "Gaza é terra do povo palestino" e que os Estados Unidos devem reconhecer isso.
Erdogan expressou sua posição após retornar de Riad, onde participou de uma cúpula extraordinária da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI) e da Liga Árabe. Ele destacou que não pretende entrar em contato com o presidente dos EUA, Joe Biden, para discutir a situação em Gaza, esperando que seja Biden a procurá-lo após a recente visita do secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, à Turquia.
O presidente turco também ressaltou a importância estratégica da Turquia na região, afirmando que nenhum plano ou iniciativa regional poderia ser bem-sucedido sem a participação de Ancara. Erdogan criticou a inércia da ONU e do seu Conselho de Segurança em relação à crise de Gaza, chamando a organização de "ineficaz" e pedindo uma reforma do sistema de adesão e de veto.
Erdogan acusou a ONU de ignorar o sofrimento dos habitantes de Gaza e expressou sua opinião de que o futuro do mundo e a vida dos povos não podem depender de cinco países com poder de veto. Ele concluiu afirmando que o sistema mundial é injusto e que uma estrutura que não se renova não pode existir na nova ordem mundial.
Com informações Sputnik
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.