4276 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O ministro Flávio Dino, do STF, reafirmou nesta sexta-feira (27) o papel imparcial do Supremo ao tratar das emendas parlamentares, destacando que a Corte age em defesa da Constituição e não em favor de governos específicos. "Não se trata de interesse partidário, mas de garantir transparência no uso dos R$ 100 bilhões em emendas", afirmou Dino durante audiência pública sobre o tema.
O ministro ressaltou que eventuais irregularidades nas emendas – como as de transferência especial, antes marcadas por falta de rastreabilidade – prejudicam diretamente a população. "Quando qualquer Poder erra, quem paga é o povo", disse, citando como exemplos os casos de fraudes no INSS e os supersalários no Judiciário. A posição de Dino reforça o compromisso do STF com o controle de recursos públicos, mesmo diante das críticas de setores do Congresso.
A audiência, que discutiu ações sobre a constitucionalidade de emendas impositivas e de transferência especial, ocorreu após cancelamento da participação dos presidentes da Câmara e do Senado. O debate segue como pauta prioritária no STF, que busca equilibrar o respeito à autonomia do Legislativo com a necessária fiscalização do erário público.
Com informações da Agência Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.