6383 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue como o nome favorito para as eleições presidenciais de 2026, segundo a pesquisa Latam Pulse – Brasil, divulgada nesta quinta-feira (31) pela AtlasIntel em parceria com a Bloomberg. Lula lidera com folga todos os cenários testados, inclusive contra os nomes mais populares da extrema direita.
Na simulação de um repeteco da disputa de 2022, Lula aparece com 47,8% das intenções de voto, superando Jair Bolsonaro, que tem 44,2%. Embora ainda tenha apoio entre setores radicais, Bolsonaro está inelegível até 2030 por decisão do TSE e corre sério risco de ser preso por tentar derrubar a democracia em 8 de janeiro.
Mesmo sem Bolsonaro na corrida, os nomes ventilados para substituí-lo não empolgam. Em um segundo cenário de primeiro turno, Lula marca 48,5% contra 33% de Tarcísio de Freitas. Já em um terceiro cenário, Michelle Bolsonaro pontua apenas 29,7%, enquanto Lula mantém os mesmos 48,5%. Nenhum outro nome da oposição alcança mais que 7%.
Nas simulações de segundo turno, o favoritismo de Lula se mantém. Contra Tarcísio, o petista venceria por 50,4% a 46,6%. Já contra Michelle Bolsonaro, a diferença é ainda maior: 50,6% a 45,9%, mostrando que a tentativa da extrema direita de criar um "bolsonarismo sem Bolsonaro" não empolga o eleitorado.
A força de Lula nas pesquisas se apoia em sua imagem pessoal e no desempenho de seu governo. Segundo o levantamento, 51% dos brasileiros avaliam positivamente o presidente, e 50,2% aprovam sua gestão — a maior taxa entre todos os nomes testados. A rejeição ficou em 49,7%, sinal de um país dividido, mas que tende a confiar mais em quem já mostrou competência.
O levantamento ouviu 7.334 pessoas entre os dias 25 e 28 de julho de 2025, com margem de erro de um ponto percentual e nível de confiança de 95%.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.