1621 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na manhã desta quinta-feira (31), no Palácio do Planalto, o advogado-geral da União, Jorge Messias, para tratar da ofensiva do governo dos Estados Unidos contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A conversa, que não constava na agenda oficial, ocorre enquanto a AGU avalia uma ação judicial em solo norte-americano contra as sanções arbitrárias aplicadas a Moraes.
Na noite anterior, Lula já havia se reunido com os ministros do STF Cristiano Zanin, Gilmar Mendes e o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, no Planalto. Jorge Messias também participou desse encontro reservado, que não contou com a presença de Moraes, que estava em São Paulo.
As sanções aplicadas pelos EUA usam como justificativa a chamada Lei Magnitsky, legislação criada para punir supostas violações de direitos humanos. No caso brasileiro, no entanto, trata-se de uma manobra politicamente motivada, articulada por bolsonaristas nos Estados Unidos, que tentam criar constrangimento institucional e internacional contra autoridades comprometidas com a democracia.
Além da perseguição ao ministro do STF, Lula e os magistrados também discutiram a nova ordem executiva de Donald Trump, que impõe tarifa extra de 40% sobre produtos brasileiros, elevando a taxação total a 50%. Apesar da retórica agressiva, o governo norte-americano já cedeu em parte, atendendo às exceções negociadas por Lula e sua equipe.
Lula repudiou com veemência a postura do governo Trump em nota oficial divulgada ainda na quarta-feira. “É inaceitável a interferência do governo norte-americano na Justiça brasileira”, declarou o presidente, que também prestou solidariedade a Moraes e denunciou a traição de políticos brasileiros que atuam contra os interesses do próprio país no exterior.
A reunião desta quinta-feira também contou com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa. O governo ainda não anunciou oficialmente se recorrerá aos tribunais norte-americanos, mas o envolvimento direto da AGU revela que a judicialização da questão está seriamente em avaliação.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.