8664 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O jornal norte-americano New York Times publicou nesta quinta-feira (31) um artigo que exalta a postura firme do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diante das agressivas sanções comerciais impostas por Donald Trump contra o Brasil. De acordo com o periódico, “não há líder mundial desafiando Trump tão fortemente quanto Lula”.
Na reportagem, o NYT destaca que o presidente brasileiro não aceitou intimidações políticas e reagiu com dignidade às tarifas de até 50% aplicadas por Trump sobre produtos brasileiros. Em entrevista concedida ao próprio jornal no início da semana, Lula afirmou: “Estamos tratando isso com a máxima seriedade. Mas seriedade não exige subserviência. Quero ser tratado com respeito”.
Trump decidiu impor o tarifaço ao Brasil como retaliação à atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusado de liderar uma tentativa de golpe de Estado. O republicano chegou a chamar os processos de “caça às bruxas” e exigiu o arquivamento das ações contra seu aliado, ao que Lula respondeu de forma direta: “Talvez ele não saiba que, aqui no Brasil, o Judiciário é independente”.
O New York Times aponta que as tarifas impostas ao Brasil são algumas das mais altas decretadas por Trump e que, diferentemente do que alega o governo norte-americano, têm motivação política, não econômica. O jornal observa que outros líderes globais evitam confrontar Trump, mas Lula tem adotado um discurso firme e altivo, consolidando-se, segundo o texto, como “possivelmente o estadista latino-americano mais importante deste século”.
O jornal também destacou outra fala de Lula sobre a importância da democracia no Brasil: “O Estado Democrático de Direito para nós é uma coisa sagrada. Já vivemos ditaduras e não queremos mais”.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.