2246 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu que fará um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV para reagir às sanções impostas pelos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A gravação ainda não foi feita, mas a expectativa é que o discurso vá ao ar já neste domingo, com foco na defesa da soberania nacional e na crítica à escalada de ataques do governo de Donald Trump contra o Brasil.
O clima no Planalto é de total indignação com a atitude da Casa Branca, que colocou Moraes na lista da chamada Lei Magnitsky, usada para punir autoridades acusadas de corrupção ou violação de direitos humanos. É a primeira vez que um ministro do STF brasileiro sofre uma sanção desse tipo por parte de outro país, o que foi classificado por Lula como um gesto inaceitável e uma grave interferência nos assuntos internos do Judiciário nacional.
Como resposta política imediata, Lula recebeu ministros do Supremo para um jantar no Palácio da Alvorada, reafirmando apoio institucional ao tribunal. O Planalto avalia que o momento exige firmeza na defesa das instituições democráticas e da autonomia do Brasil. O discurso em rede nacional reforçará essa posição diante da população e da comunidade internacional.
A indignação cresceu ainda mais porque, no mesmo dia em que Moraes foi alvo da sanção, Trump também oficializou um tarifaço de até 50% sobre exportações brasileiras, excluindo apenas itens como aviões, petróleo e suco de laranja. Para o governo Lula, trata-se de uma ofensiva coordenada com motivações políticas, que visa desestabilizar o país e interferir no julgamento dos golpistas liderados por Jair Bolsonaro.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.