763 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Polícia Federal cumpriu nesta segunda-feira (4) uma ordem judicial contra o senador bolsonarista Marcos do Val (Podemos-ES) assim que ele desembarcou no Brasil, vindo dos Estados Unidos. A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou o uso de tornozeleira eletrônica no parlamentar, como forma de garantir o cumprimento das medidas cautelares que ele vinha desrespeitando.
Do Val havia saído do país ilegalmente, usando seu passaporte diplomático mesmo após determinação judicial que ordenava sua apreensão. Ele driblou as autoridades saindo por Manaus (AM), em mais uma tentativa de burlar a Justiça, típica de quem tem contas a acertar. Moraes considerou o ato uma afronta às decisões do STF e endureceu o controle sobre o senador.
A Polícia Federal já estava de prontidão no aeroporto de Brasília e realizou a operação assim que o bolsonarista pisou em solo brasileiro. As diligências seguem em andamento. Apesar de tentar posar como vítima, Marcos do Val já sabia das restrições e mesmo assim decidiu deixar o país, em claro descumprimento da lei.
Em um vídeo gravado durante sua estadia nos EUA, o senador tentou justificar sua viagem alegando que estava apenas "curtindo" com a filha em um parque temático em Orlando. Tentou ainda jogar para a plateia, dizendo que Moraes havia sido informado com antecedência de todos os detalhes da viagem, como hotel e passagens.
As sanções contra do Val não são novidade. Em agosto de 2023, Alexandre de Moraes determinou o bloqueio de R$ 50 milhões de suas contas, além da apreensão de todos os seus passaportes — inclusive o diplomático. Mandados foram cumpridos em endereços do senador, e a PF chegou a procurar o documento em seu gabinete em Brasília, mas não o encontrou.
Marcos do Val é investigado por tentativa de golpe contra a democracia, ao tentar anular o resultado das eleições de 2022. Também é alvo de outro inquérito por atacar e ofender agentes da Polícia Federal, em mais um episódio de afronta às instituições republicanas por parte da extrema-direita.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.