3296 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), respondeu de forma contundente às insinuações da imprensa tradicional de que Alexandre de Moraes estaria isolado na Corte por causa das decisões que envolvem a prisão de Jair Bolsonaro. Em entrevista à GloboNews, Gilmar não apenas desmentiu essa narrativa como reforçou a unidade do STF diante dos ataques à democracia.
"Estamos todos com o ministro Alexandre de Moraes", afirmou o decano da Corte. Ele destacou que as ações tomadas contra os envolvidos nos atos golpistas do 8 de janeiro são respaldadas pelo conjunto dos ministros e não partem de decisões isoladas. Gilmar ainda elogiou a firmeza e coragem de Moraes, dizendo que é preciso ter clareza sobre com quem o Brasil está lidando.
“Não estamos falando de pessoas que foram dar um passeio no parque”, disse o ministro. “São indivíduos que tentaram, inclusive, ceifar vidas de autoridades, de ministros da Suprema Corte e do presidente da República.” A fala foi vista como uma resposta direta à tentativa da mídia corporativa de suavizar os crimes cometidos por bolsonaristas e de pintar Moraes como um agente autoritário.
O pronunciamento ocorre em meio a uma nova onda de desinformação, alimentada por políticos da extrema-direita e veículos de imprensa alinhados com o bolsonarismo, que tentam desacreditar o trabalho do STF. Gilmar, no entanto, reforçou que a Corte está coesa e comprometida com a defesa da ordem democrática.
Com o apoio explícito do decano, Moraes ganha respaldo ainda maior dentro do STF para continuar sua atuação firme contra os que tentaram subverter a democracia. A tentativa de isolar o ministro fracassa diante da demonstração de unidade e da lembrança clara de que o que ocorreu no Brasil foi uma tentativa real de golpe de Estado.
A respeito do assunto, veja a postagem do ativista Vinícios Betiol no X:
O Gilmar Mendes se pronunciou, garantiu que TODOS ESTÃO COM O ALEXANDRE DE MORAES, elogiou a atuação do ministro e lembrou que não estamos lidando com gente que foi "dar um passeio no parque", e sim com criminosos que tentaram tirar a vida de autoridades.pic.twitter.com/3jXdrsptPe
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) August 6, 2025