731 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A embaixada dos Estados Unidos no Brasil voltou a publicar ataques contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em mais um movimento orquestrado pelo governo de Donald Trump para interferir na soberania brasileira e proteger seu aliado Jair Bolsonaro. A publicação, feita nesta quinta-feira (7), ecoa mensagem do subsecretário de Diplomacia Pública dos EUA, Darren Beattie, que acusa Moraes de “censura e perseguição”.
Trump, que já impôs tarifas de 50% a exportações brasileiras e mantém ações hostis contra o Brasil, agora utiliza a chamada Lei Magnitsky para sancionar Moraes. A medida é usada, em tese, para punir violações graves de direitos humanos, mas está sendo distorcida por Washington com objetivos claramente políticos e ideológicos.
Na nota, a embaixada dos EUA reforça que "os aliados de Moraes no Judiciário e em outras esferas estão avisados para não apoiar nem facilitar a conduta de Moraes", numa clara tentativa de intimidação institucional. Moraes teve seus bens bloqueados nos EUA e está impedido de realizar transações com empresas e cidadãos americanos.
O secretário do Tesouro, Scott Bessent, ainda acusou o ministro de promover uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro e seus aliados. O termo é o mesmo usado por Trump para justificar a agressiva taxação contra o Brasil e a imposição de sanções diplomáticas. Segundo Bessent, Moraes estaria “ameaçando os interesses dos EUA e as liberdades de seus cidadãos”.

A reação foi imediata. O Supremo Tribunal Federal divulgou nota de apoio a Moraes, destacando que todas as decisões mencionadas foram confirmadas pelo colegiado competente. Já o ministro Fernando Haddad sinalizou que está disposto a discutir a retaliação americana com o secretário do Tesouro dos EUA, caso o Brasil julgue necessário.
A ofensiva de Trump escancara sua tentativa de desestabilizar o Judiciário brasileiro para proteger Bolsonaro e interferir diretamente em um processo judicial legítimo. A pergunta que fica: até onde ele pretende ir?
Com informações do G1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.