1812 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) façam visitas a ele durante sua prisão domiciliar, decretada no início da semana. A decisão, tomada nesta quinta-feira (7), estabelece critérios rígidos: cada visita será em data específica, sem coincidência entre os encontros, e dentro do horário de 10h às 18h.
Entre os aliados que conseguiram autorização estão o governador bolsonarista de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP-DF), e o líder da oposição na Câmara dos Deputados, Luciano Zucco (PL-RS). Também foram liberadas visitas dos deputados federais Geraldo Junio (PL-MG) e Marcelo Pires Moraes (PL-RS), além do empresário Renato De Araújo Corrêa, presidente do PL em Angra dos Reis.
O governador Tarcísio, que recentemente discursou em ato em defesa de Bolsonaro, alegou "questões humanitárias" como justificativa para visitar o ex-presidente, agora proibido de deixar sua residência, de usar celular e de ter contato com o público ou redes sociais sem autorização judicial.
Bolsonaro teve a prisão domiciliar decretada após desrespeitar medidas cautelares anteriores. Segundo Moraes, ele utilizou perfis de aliados, inclusive os dos filhos Flávio, Eduardo e Carlos, para divulgar ataques ao Supremo Tribunal Federal e defender abertamente uma intervenção estrangeira no Brasil.
A defesa de Bolsonaro protocolou recurso pedindo que Moraes reconsidere a decisão. Caso contrário, solicitam que o caso seja analisado com urgência pela Primeira Turma do STF. O ministro já havia advertido que o descumprimento de qualquer medida cautelar implicaria a imediata conversão em prisão — o que, de fato, se concretizou.
As visitas, embora autorizadas, seguem sob controle rígido. Moraes deixou claro que as medidas judiciais seguem em vigor e que qualquer violação pode acarretar novas sanções ao ex-presidente ou aos visitantes.
Com informações do G1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.