2162 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta quinta-feira (7) que mantém uma relação de respeito com o presidente Lula (PT) e negou qualquer articulação para prejudicar o governo. Segundo ele, a prova disso foi a aprovação, no mesmo dia, de uma medida provisória que isenta do Imposto de Renda quem ganha até dois salários mínimos e de outra que libera até R$ 15 bilhões para investimentos em habitação.
Motta admitiu que há discordâncias pontuais em relação a decisões do Executivo, mas defendeu o equilíbrio e a independência entre os Poderes. “Assim como posso divergir de determinadas medidas do governo, o presidente também tem o direito de vetar projetos que considere contrários aos interesses do país”, disse.
As declarações ocorreram logo após a crise provocada pelo motim bolsonarista no Congresso, que começou na terça-feira (5) e paralisou os trabalhos da Câmara por mais de 24 horas. A manifestação foi uma reação à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que impôs prisão domiciliar a Jair Bolsonaro (PL) e determinou outras restrições.
Na noite de quarta-feira (6), durante a tentativa de reabrir a sessão, Motta foi impedido de sentar na cadeira da Presidência por Marcel van Hattem (Novo-RS), que já ocupava o assento como forma de protesto. Após breve conversa, o bolsonarista cedeu, permitindo que o presidente da Câmara retomasse o posto.
O ato, que incluiu até parlamentares acorrentados e encenando “resistência” com esparadrapos, buscava pressionar pela votação de um projeto de anistia aos golpistas do 8 de Janeiro. Apesar do teatro, a mobilização terminou em derrota para a tropa de Bolsonaro, que não conseguiu avançar com a pauta e ainda viu o desgaste aumentar.
Motta evitou falar em punições mais duras, mas deixou claro que não permitirá que a Câmara seja refém de manobras radicais. “Os Poderes são independentes, mas o funcionamento institucional não pode ser sequestrado por interesses de um grupo”, resumiu.
Assista:
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.