1349 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Gabinete de Segurança de Israel aprovou um plano do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu para ocupar a Cidade de Gaza, no norte do enclave palestino, segundo o site Axios desta sexta-feira (7). Apesar da informação, o governo israelense ainda não confirmou oficialmente a decisão.
De acordo com o jornalista Barak Ravid, o gabinete político e de segurança endossou a proposta de derrotar o Hamas e preparar as forças israelenses para assumir o controle da Cidade de Gaza. O plano prevê a retirada de civis e o fornecimento de ajuda humanitária fora das áreas de combate.
Uma autoridade israelense, sob anonimato, afirmou que a meta é retirar todos os civis palestinos da Cidade de Gaza até 7 de outubro, realocando-os em campos centrais e outras regiões do enclave. Os combatentes do Hamas que permanecerem ficariam cercados, enquanto tropas israelenses conduziriam uma ofensiva terrestre.
O correspondente da Al Jazeera em Washington, Shihab Rattansi, destacou que a intenção de ocupar Gaza já vinha sendo sinalizada. Ele lembrou ainda que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, indicou apoio às ações de Netanyahu, afirmando que a decisão caberia a Israel.
Na quinta-feira (6), Netanyahu disse à Fox News que pretende “assumir o controle de toda Gaza”, mas afirmou que não quer administrar o território. A ideia, segundo ele, é transferir essa responsabilidade a uma “terceira parte” não especificada.
“Não queremos manter Gaza, queremos estabelecer um perímetro de segurança. Não queremos governar o enclave”, declarou o premiê.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.