Prazo para julgar motim no plenário salta de 48 horas para 45 dias

Portal Plantão Brasil
12/8/2025 09:57

Prazo para julgar motim no plenário salta de 48 horas para 45 dias

0 0 0 0

486 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A Mesa Diretora da Câmara decidiu ampliar de 48 horas para 45 dias o prazo para análise das denúncias contra os 14 deputados que, na última quarta-feira (6), protagonizaram um verdadeiro motim ao ocupar o plenário. A mudança amplia significativamente o tempo para coleta de defesas e avaliação das representações.

O corregedor da Casa, Diego Coronel (PSD-BA), informou que os parlamentares serão notificados e terão cinco dias para apresentar suas versões. Ele garante que o processo seguirá as normas internas, com direito ao contraditório, mas ressalta que as infrações são graves e podem gerar punições que vão de advertência à cassação de mandato.

A decisão de alongar o prazo foi tomada após uma pré-análise da Mesa Diretora, que concluiu que dois dias não eram suficientes para examinar adequadamente os casos. “Precisamos de um conforto maior para analisar”, disse Coronel, frisando que não politizará o processo — apesar do histórico de blindagem corporativa no Congresso quando se trata de punir aliados.

As penalidades menores, como advertência e suspensão, podem ser aplicadas diretamente pela Mesa Diretora. Já a cassação exige análise e votação do Conselho de Ética, presidido por Fábio Schiochet (União-SC). A composição atual do colegiado inclui quatro deputados do PL e dois do PP, partidos que abrigam boa parte da tropa de choque bolsonarista.

Mesmo assim, Coronel afirma que não haverá “pré-julgamento” e que, se necessário, os envolvidos responderão a processos no Conselho de Ética já sob suspensão. O risco de corporativismo existe, mas caso o regimento seja cumprido à risca, os fatos deverão ser analisados de forma objetiva.

O episódio expõe mais uma vez a estratégia radical do bolsonarismo no Legislativo: criar tumultos e ataques institucionais para alimentar narrativas de perseguição, ao mesmo tempo em que confiam na leniência de aliados para escapar de punições severas.


Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians