14791 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Disposto a levar o Brasil ao caos para livrar Jair Bolsonaro da prisão, Eduardo Bolsonaro (PL) afirmou estar pronto para “sacrificar tudo” e “queimar toda a floresta” antes de embarcar para Washington. O filho “02” do ex-presidente participa de novas reuniões com representantes do governo Donald Trump e entregará um dossiê com versões distorcidas contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Acompanhado de Paulo Figueiredo, neto do último ditador militar, Eduardo atua como “araponga” de Trump. A dupla leva ao governo norte-americano a narrativa bolsonarista sobre a guerra tarifária e a sanção aplicada a Moraes pela Lei Magnitsky, além de reclamações sobre a prisão domiciliar de Bolsonaro — decretada após o descumprimento de medidas restritivas.
O dossiê também repete boatos fabricados por bolsonaristas, como suposto “racha” no STF, e repercute a ação golpista de deputados que tentaram aprovar anistia a Bolsonaro e o impeachment de Moraes. O documento cita inclusive articulações de Arthur Lira (PP-AL) para atender demandas da extrema-direita, contrariando a posição do atual presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Além disso, Eduardo e Figueiredo reforçam teses falsas de “chantagem” de ministros do Supremo sobre parlamentares bolsonaristas e apresentam dados de um instituto aliado, o Ibespe, para sustentar seu discurso. Mesmo nessa pesquisa, a população se mostra dividida sobre a sanção a Moraes e majoritariamente não responsabiliza Lula pela crise comercial provocada pelo tarifaço de Trump.
A postura de Eduardo expõe a disposição da ala radical do bolsonarismo em sabotar a estabilidade do país, inclusive buscando apoio externo, para proteger o ex-presidente e enfraquecer instituições democráticas.
Assista:
????
— Revista Fórum (@revistaforum) August 13, 2025
Ao embarcar para Washington, para reuniões com assessores de Trump, Eduardo Bolsonaro mostra que está disposto a levar o Brasil ao caos para tentar livrar o pai, Jair, da prisão.https://t.co/rkT9NiXOy7