7271 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A deputada Carla Zambelli (PL-SP), presa na Itália desde o final de julho, passou mal ao chegar à audiência que trataria do seu processo de extradição em Roma. O relato foi feito pelo jornalista David Gonçalves e publicado por Guga Noblat nesta quarta-feira (13). Visivelmente debilitada, Zambelli estava com aparência desleixada, chorou bastante e usava uniforme de prisioneira. A sessão foi suspensa e, diante do estado da parlamentar, o juiz solicitou uma avaliação médica antes de prosseguir com os procedimentos.
A defesa da ex-deputada argumenta que questões de saúde justificam sua permanência em liberdade durante o processo. Zambelli já enfrenta condenação no Brasil por crimes como invasão de sistema do CNJ e falsidade ideológica, o que motivou o pedido de extradição. A audiência foi remarcada para 27 de agosto, e há intenção de que Zambelli aguarde a decisão em liberdade, amparada por laudos médicos.
O caso segue em andamento e a situação delicada da deputada na audiência evidencia a tensão entre a busca por justiça e as estratégias de defesa. A atuação da Justiça italiana será fundamental para definir se Zambelli permanecerá detida durante o processo de extradição, que pode levar entre um ano e meio a dois anos para se concluir
Veja a publicação do jornalista Guga Noblat no X:
Relato do jornalista David Gonçalves que esteve mais cedo no local onde Carla Zambelli prestava depoimento quando passou mal.
— GugaNoblat (@GugaNoblat) August 13, 2025
Zambelli chegou à audiência visivelmente debilitada e com os cabelos embaraçados. Chorou muito, estava vestida com uniforme de prisioneira e não pôde… pic.twitter.com/zsHrWTt6CO