3401 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou nesta sexta-feira (15) ao Conselho de Ética quatro representações que pedem a cassação do mandato do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). As denúncias – três do PT e uma do PSOL – estavam paradas na Mesa Diretora e foram liberadas após pressão de partidos governistas.
As acusações alegam que Eduardo, atualmente licenciado e morando nos EUA, atuou contra interesses nacionais ao defender, junto ao ex-presidente Donald Trump, a aplicação de sanções contra autoridades brasileiras. Os documentos citam o parlamentar como articulador do aumento de tarifas sobre exportações brasileiras e de novas medidas punitivas por parte do governo americano.
O presidente do Conselho de Ética, Fábio Schiochet (União-SC), afirmou que ainda não há data para iniciar os trabalhos, já que há 20 representações contra diversos deputados em análise. Eduardo será notificado para apresentar defesa preliminar assim que um relator for definido.
Em entrevista à BBC, Eduardo vinculou autoridades brasileiras a possíveis novas sanções, declarando: "Eles [Motta e Alcolumbre] já estão no radar das autoridades americanas". Aliados afirmam que o deputado condiciona um recuo nessas articulações à aprovação de anistia ampla aos condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.