2647 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O vice-presidente Geraldo Alckmin não poupou críticas ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ao comentar o encontro do parlamentar com o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent. "Lamento que maus brasileiros trabalhem contra o interesse do país e, aliás, de maneira injusta", afirmou Alckmin a jornalistas neste sábado (16).
A declaração do vice-presidente ocorre após Eduardo Bolsonaro anunciar com entusiasmo uma reunião "excelente" com Bessent no dia 13 de agosto - mesma data em que o ministro Fernando Haddad teve um encontro cancelado com o representante americano. Haddad atribuiu o cancelamento a articulações do deputado bolsonarista, que nega as acusações.
O governo Lula tem enfrentado dificuldades para negociar a redução das tarifas de 50% impostas pelos EUA a produtos brasileiros, medida implementada pelo ex-presidente Donald Trump. Alckmin reforçou que não há justificativa para a taxação, que foi defendida por Trump como retaliação ao que chamou de "caça às bruxas" contra Jair Bolsonaro.
"Nosso trabalho é continuar o diálogo e a negociação", disse Alckmin, mantendo o tom diplomático, mas deixando claro o descontentamento com as ações de Eduardo Bolsonaro. Questionado sobre novas reuniões com autoridades americanas, o vice-presidente foi evasivo: "Aguardem".
O episódio ocorre em meio à prisão domiciliar de Jair Bolsonaro, determinado pelo ministro Alexandre de Moraes após descumprimento de medidas cautelares. O ex-presidente aguarda julgamento no STF por tentativa de golpe de Estado, enquanto seu filho atua nos EUA - financiado, segundo denúncias, por recursos públicos e doações via Pix.
Com informações da Reuters
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.