2032 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em uma mudança significativa de postura, o presidente ucraniano Volodimir Zelensky afirmou neste domingo (17) que as negociações de paz com a Rússia poderiam ter como ponto de partida a atual linha de frente do conflito. A declaração, feita após reunião com a presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen em Bruxelas, representa o primeiro sinal claro de que Kiev estaria disposta a discutir a cessão de territórios em troca do fim da guerra.
"Precisamos de negociações reais, o que significa que podemos começar por onde está a linha de frente agora", declarou Zelensky, em meio a crescente pressão internacional por uma solução diplomática. A mudança de tom ocorre logo após a cúpula entre Donald Trump e Vladimir Putin na sexta-feira (15), quando o presidente norte-americano endossou parcialmente a posição russa ao defender um acordo permanente que poderia incluir ajustes territoriais.
Atualmente, as forças russas controlam:
•Totalidade da região de Lugansk
•Parte significativa de Donetsk
•Porções de Zaporíjia e Kherson
•Áreas menores em Sumi e Kharkiv (cerca de 400 km² no total)
Fontes diplomáticas sugerem que uma possível proposta de paz poderia envolver:
•Ucrânia ceder completamente Donetsk
•Rússia devolver Sumi e Kharkiv
•Congelamento do conflito nas demais frentes
Zelensky e Von der Leyen seguem nesta segunda-feira (18) para Washington, onde se reunirão com Trump e líderes europeus. O encontro ocorre em um momento crítico, com a Ucrânia enfrentando dificuldades militares e os EUA pressionando por uma solução negociada que permita reduzir seu envolvimento no conflito.
Com informações da Folha de S. Paulo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.