2810 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O economista-chefe da Moody’s Analytics, Mark Zandi, fez um alerta sombrio sobre a economia norte-americana: os Estados Unidos estão à beira de uma recessão. Em análise publicada nesta quarta-feira (28), Zandi apontou o que chamou de "Efeito Trump" – referindo-se às políticas econômicas descoordenadas e ao clima de instabilidade política – como principal responsável pela crise iminente.
Conforme o relatório, os indicadores de consumo, produção industrial e mercado de trabalho mostram desaceleração consistente, agravada pela incerteza regulatória e pelas guerras comerciais iniciadas durante o governo Trump. "A combinação de políticas fiscais irresponsáveis, endividamento recorde e conflitos geopolíticos criou uma tempestade perfeita", afirmou Zandi, destacando que a economia americana vem operando em modo de risco há meses.
O alerta ganha importância especial no contexto eleitoral norte-americano, onde Trump busca a reeleição. Críticos do republicano aproveitaram a análise para reforçar que seu projeto econômico beneficia apenas o setor financeiro, enquanto sacrifica trabalhadores e a estabilidade macroeconômica. "É o mesmo Trump que quebrou empresas e aumentou o desemprego em 2020, agora prometendo milagres", ironizou um analista.
A possível recessão nos EUA teria impactos globais, mas economistas progressistas brasileiros veem oportunidade para o Brasil fortalecer parcerias alternativas e reduzir dependência do dólar. "Enquanto os EUA patinam, podemos aprofundar relações com China, Índia e África do Sul", sugeriu um técnico do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).
A Moody’s recomenda cautela a investidores e prevê que o Federal Reserve será forçado a cortar juros abruptamente ainda este ano – numa tentativa de conter os danos.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.