5558 visitas - Fonte: Plantão Brasil
As Forças Armadas brasileiras entraram em estado de atenção diante da movimentação de navios militares dos Estados Unidos rumo à costa da Venezuela. A principal preocupação da cúpula militar é avaliar se a escalada poderá gerar impactos diretos no Brasil, sobretudo em Roraima, que faz fronteira terrestre com o país vizinho.
A frota americana enviada ao Caribe é equipada com o sistema de combate Aegis, que conta com mísseis guiados. Em resposta, o presidente Nicolás Maduro anunciou a mobilização de 4,5 milhões de voluntários em todo o território venezuelano. Ele classificou a atitude de Washington como uma “ameaça” e afirmou que reagirá em caso de qualquer tentativa de intervenção militar.
O Brasil compartilha 2.199 km de fronteira com a Venezuela — sendo 90 km por terra — e acompanha a situação de forma reservada. No Planalto, a avaliação é de que o momento exige cautela. Até agora, nem o governo federal nem os comandos militares se pronunciaram publicamente sobre o episódio, mantendo discrição diante do cenário delicado.
Nos Estados Unidos, a porta-voz Karoline Leavitt disse que Donald Trump está disposto a usar “toda a força” para combater o narcotráfico, atacando Maduro ao classificá-lo como chefe de um “cartel narcoterrorista”. A retórica belicista de Trump, no entanto, reforça os receios de que Washington esteja preparando terreno para uma ofensiva com objetivo de derrubar o governo venezuelano.
Enquanto isso, o governo Lula observa com desconfiança os movimentos da Casa Branca. A relação entre Brasília e Washington atravessa turbulência desde que Trump impôs sobretaxa de 50% a produtos brasileiros, aplicou sanções contra autoridades nacionais e atacou o Supremo Tribunal Federal pelo julgamento de Jair Bolsonaro, réu por sua tentativa de golpe.
Para analistas, a crise no Caribe pode aprofundar ainda mais o isolamento de Trump na região. O presidente norte-americano insiste em deslegitimar Maduro, que venceu eleições contestadas em 2024 contra o opositor Edmundo González, mas sua postura agressiva ameaça levar a tensão militar até as fronteiras brasileiras.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.