2707 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A duas semanas do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que pode condená-lo por tentativa de golpe de Estado, Jair Bolsonaro mergulha ainda mais em crise. Um relatório da Polícia Federal enviado ao ministro Alexandre de Moraes aponta que o ex-presidente descumpriu medidas judiciais, tentou obstruir investigações e até buscou rotas de fuga internacionais.
Os investigadores revelam que Bolsonaro enviou mais de 300 mensagens e vídeos pelo WhatsApp mesmo após a proibição do STF de usar redes sociais, determinada em 21 de julho. O volume, a velocidade e o formato das mensagens reproduziam a lógica das “milícias digitais”, demonstrando que ele seguia articulando uma máquina de desinformação. Para a PF, isso configura descumprimento reiterado da decisão judicial.

O relatório também trouxe à tona um rascunho de pedido de asilo político para a Argentina, endereçado ao presidente de extrema direita Javier Milei. A descoberta reforça o risco de fuga, um dos critérios para prisão preventiva segundo o Código de Processo Penal.


As apurações ainda apontam para o envolvimento de Silas Malafaia, que funcionava como conselheiro político de Bolsonaro e mantinha contato com aliados de Donald Trump. Áudios apreendidos mostram tentativas de pressionar o STF e de buscar uma “anistia” para interromper os processos. Moraes determinou a apreensão do celular e do passaporte do pastor.
Áudio de Jair Bolsonaro para Silas Malafaia escancara que sua intenção era barrar qualquer negociação de governadores bolsonaristas sobre tarifas com os Estados Unidos enquanto não houver anistia para seus crimes. pic.twitter.com/h1munod84h
— ICL Notícias (@ICLNoticias) August 20, 2025
Ouça ÍNTEGRA da troca de áudios entre Bolsonaro e Malafaia interceptada pela PF.
— Metrópoles (@Metropoles) August 20, 2025
Conversa foi revelada nesta quarta-feira (20/8).
??: @SamPancher pic.twitter.com/SeQqUxlcGZ