4818 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quinta-feira (21) pela absolvição de Carla Zambelli (PL-SP) no processo que a julga por porte ilegal de arma de fogo. O magistrado seguiu a divergência aberta por Nunes Marques, mas reconheceu que a bolsonarista deve responder por constrangimento ilegal. Apesar disso, o placar já tem maioria de seis votos pela condenação da deputada licenciada.
No entendimento de Mendonça, Zambelli tinha autorização para portar a pistola utilizada no episódio e, por isso, a penalidade cabível pelo mau uso seria apenas administrativa, como a cassação da licença. Ainda assim, ele considerou que a parlamentar cometeu crime de constrangimento ilegal ao perseguir, armada, um homem pelas ruas de São Paulo na véspera do segundo turno das eleições de 2022. Para este crime, defendeu pena de oito meses de detenção em regime aberto.
Até o momento, já se manifestaram pela condenação os ministros Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Dias Toffoli. Do outro lado, Mendonça e Nunes Marques votaram pela absolvição do crime de porte ilegal.
O julgamento acontece no plenário virtual do STF e deve ser concluído até as 23h59 desta sexta-feira (22). A decisão final pode selar o destino de Zambelli, que tem se agarrado a teses frágeis de defesa para tentar escapar da responsabilização por um ato que escancarou a irresponsabilidade armamentista típica do bolsonarismo.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.