2293 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta sexta-feira (22), em Bogotá, da 5ª Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). O encontro, realizado na Casa de Nariño, sede do presidente colombiano Gustavo Petro, busca fortalecer a integração regional e alinhar compromissos em defesa da Amazônia.
Estão confirmadas presenças de líderes e representantes de Bolívia, Peru, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Suriname e da vice-presidente do Equador, Verónica Abad. A reunião dá continuidade à Declaração de Belém, firmada em 2023, que estabeleceu mais de 110 ações estratégicas para a proteção da floresta, segurança pública, bioeconomia e valorização dos povos tradicionais.
O embaixador João Marcelo Galvão de Queiroz, do Itamaraty, destacou a liderança brasileira no processo: “A participação do presidente Lula reforça o compromisso do governo brasileiro com uma agenda estratégica para a Amazônia”. Um dos pontos centrais será a assinatura da Declaração de Bogotá, voltada ao enfrentamento das mudanças climáticas e à preparação para a COP 30, que ocorrerá na Amazônia em 2025.
O Brasil também apresentará a proposta do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), estimado em US$ 125 bilhões, que pretende remunerar países em desenvolvimento pela preservação de suas florestas. Diferente de mecanismos tradicionais, o fundo prevê que aportes de empresas e governos sejam tratados como investimentos, com retorno anual competitivo.
A programação inclui, pela manhã, o Encontro Regional Amazônico com povos indígenas, comunidades tradicionais, academia e sociedade civil. À tarde, os presidentes se reúnem de forma reservada para assinar a declaração conjunta. Antes da cúpula, já haviam ocorrido encontros preparatórios entre chanceleres, representantes da OTCA e do Mecanismo Amazônico de Povos Indígenas.
Além da pauta ambiental, a visita de Lula reforça as relações bilaterais com a Colômbia, que se tornaram parceria estratégica em 2024. Só entre janeiro e julho de 2025, o comércio entre os dois países somou US$ 3 bilhões, com destaque para exportações brasileiras de veículos, peças automotivas, farelo de soja e café, enquanto as importações da Colômbia incluíram carvão, combustíveis e produtos químicos.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.