1905 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), cobrou publicamente uma articulação mais firme das lideranças governistas no Congresso pela cassação do mandato do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Em pronunciamento nesta quinta-feira (29), Gleisi classificou o parlamentar como "uma ameaça institucional" e defendeu que sua permanência no cargo é incompatível com a democracia.
"Eduardo Bolsonaro não é um parlamentar comum. É um incentivador constante de ataques às instituições, mentiroso serial e articulador de golpes. Enquanto ele permanecer no Congresso, a democracia estará sob risco", afirmou a petista, em referência às reiteradas declarações do bolsonarista que desrespeitam o STF, o TSE e incentivam a desobediência civil.
A líder petista pressionou especialmente o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a colocar em pauta os processos disciplinares contra o deputado, que acumula mais de 20 processos éticos e investigações por crimes de responsabilidade. "Não podemos normalizar a barbárie. Líderes comprometidos com a democracia precisam assumir sua responsabilidade histórica", completou Gleisi, em claro apelo à base governista.
O recado de Gleisi ocorre em um momento de aumento da tensão entre bolsonaristas e as instituições democráticas, com o deputado sendo um dos principais vocalizadores de teorias conspiratórias e ataques ao sistema eleitoral. Setores progressistas avaliam que a cassação seria um marco na defesa da normalidade democrática e um freio nos projetos autoritários.
Analistas políticos veem a movimentação como um teste à força política do governo Lula no Congresso. "A impunidade de Eduardo Bolsonaro é um termômetro da leniência com o bolsonarismo. Sua cassação seria um ponto de virada", avaliou um cientista político da UNB.
Com informações do jornal O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.