2589 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), denunciou nesta quarta-feira (28) uma campanha coordenada de ataques bolsonaristas contra o Banco do Brasil. Em suas redes sociais, a petista alertou que a instituição centenária, símbolo do desenvolvimento nacional, está sob ataques sistemáticos de grupos aliados ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
"O Banco do Brasil é um patrimônio do povo brasileiro, instrumento fundamental de financiamento da agricultura familiar, das pequenas empresas e dos programas sociais. Não podemos permitir que interesses escusos tentem destruir nossa maior instituição financeira pública", afirmou Gleisi em vídeo gravado no Congresso Nacional.
A líder petista relacionou os ataques à recente nomeação de um novo presidente para o banco, alinhado às políticas de desenvolvimento do governo Lula. "Eles não aceitam que o BB volte a financiar o crescimento com distribuição de renda. Querem transformar o banco em cabide de empregos para apaniguados, como fizeram no governo passado", criticou.
Gleisi lembrou que durante o governo Bolsonaro, o Banco do Brasil foi dirigido por indicados políticos sem experiência no setor, sofreu com desinvestimentos e viu sua reputação ser manchada por casos de corrupção. "Agora que o banco retoma sua missão social, os mesmos que o sabotaram querem destruí-lo", completou.
A defesa do Banco do Brasil tornou-se bandeira para parlamentares governistas, que preparam um frente ampla em apoio à atual gestão. "O BB é estratégico para a retomada do crescimento e não vamos entregá-lo aos golpistas", afirmou um deputado petista.
Analistas econômicos ouvidos pela reportagem alertam que os ataques ao banco integram uma estratégia wider de desestabilização de empresas estatais. "É o mesmo roteiro de 2016: criam crise nas estatais para justificar privatizações", avaliou um economista.
Bolsonaristas atacam o Banco do Brasil, espalhando mentiras nas redes sociais. Seria inacreditável, se não fosse coisa dos apoiadores de Jair Bolsonaro, aquele que entrega o próprio país para se livrar da cadeia.
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) August 23, 2025