2455 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou o acionamento urgente da Polícia Federal para investigar um esquema de desvio de R$ 694 milhões em emendas parlamentares executadas via PIX sem qualquer plano de trabalho ou documentação comprobatória. Os valores foram transferidos diretamente para contas de prefeituras e entidades privadas sem os requisitos legais mínimos.
A operação investigativa, batizada de "PIX Fantasma", apura como recursos do Orçamento da União foram liberados mediante apenas um comprovante de transferência digital, sem licitações, projetos técnicos ou prestação de contas. "É o mais novo modus operandi de corrupção de recursos públicos", afirmou Dino ao autorizar as investigações.
Segundo as primeiras apurações, o esquema envolve parlamentares da base bolsonarista que teriam usado o PIX como instrumento para ocultar o destino final dos recursos. As transferências foram realizadas majoritariamente no final de 2022, durante a transição governamental, aproveitando a fragilidade institucional do período.
O caso já é considerado o maior escândalo de desvio de recursos via emendas parlamentares dos últimos anos. A Controladoria-Geral da União (CGU) identificou que pelo menos 187 transferências irregulares foram realizadas para entidades com histórico de improbidade administrativa. O Ministério da Justiça estuda medidas para bloquear bens dos envolvidos.
Com informações do jornal O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.