4002 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Alex Soros, presidente do conselho da Open Society Foundations, afirmou em entrevista à Folha de S.Paulo que a ofensiva do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o governo Lula “vai sair pela culatra”. Segundo ele, as sanções, tarifas e ameaças contra o Brasil configuram uma clara tentativa de “mudança de regime”, articulada com a extrema-direita bolsonarista.
Para Soros, não há possibilidade de diálogo com Trump, já que qualquer negociação implicaria em abrir mão da soberania brasileira. Ele ironizou: “Negociar o quê? A libertação de Bolsonaro?”. O empresário destacou ainda que figuras como Eduardo Bolsonaro têm ditado parte da política de Trump para o Brasil, reforçando o caráter de submissão da extrema-direita nacional ao líder norte-americano.
Apesar da pressão, Soros avalia que a estratégia de Trump pode acabar fortalecendo Lula dentro e fora do país. Ele lembrou que pesquisas já indicam aumento da popularidade do presidente e que, em escala global, a ofensiva trumpista tem fracassado sempre que tentou manipular eleições, como no Canadá, Austrália e Romênia, com exceção da Polônia.
O conceito de soberania, segundo Soros, passou a ser uma bandeira não apenas da esquerda, mas também do centro e até de parte da centro-direita, justamente pela ameaça representada pelo trumpismo. Ele comparou o magnata a Putin: se o russo tenta redesenhar fronteiras com a guerra na Ucrânia, Trump atua desestabilizando governos e corroendo a independência das nações.
Para enfrentar essa ameaça, Soros defendeu que países construam alianças e compartilhem responsabilidades, reduzindo riscos. Na sua visão, Trump enxerga o mundo em “esferas de influência” e age como se tivesse o direito de intervir na América Latina, mas esse comportamento autoritário, afirma, está sendo rejeitado pela maioria dos povos.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.