3491 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O governo de Israel anunciou nesta segunda-feira (25) que rebaixará suas relações diplomáticas com o Brasil, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se recusar a aprovar a indicação do diplomata Gali Dagan para a embaixada em Brasília. A medida expõe o mal-estar crescente entre os dois países, agravado pelas críticas firmes de Lula contra o massacre promovido por Benjamin Netanyahu na Faixa de Gaza.
O Ministério das Relações Exteriores israelense informou que retirou oficialmente o pedido de agrément — a autorização do país anfitrião para o credenciamento de um embaixador — após meses sem resposta do Itamaraty. Desde agosto, o posto de embaixador em Brasília está vago, depois da saída de Daniel Zonshine.
Celso Amorim, assessor especial da Presidência, explicou que não houve um veto formal, mas sim uma decisão política de não responder à solicitação. “Eles humilharam nosso embaixador publicamente. Depois daquilo, o que eles queriam?”, disse, lembrando o episódio de fevereiro de 2024, quando o chanceler israelense Israel Katz levou o diplomata brasileiro ao Museu do Holocausto em retaliação a Lula, que comparara o massacre em Gaza às atrocidades nazistas.
As relações entre Brasil e Israel estão em um dos momentos mais tensos das últimas décadas. Após a fala de Lula, Netanyahu declarou o presidente brasileiro como “persona non grata”. Como resposta, o governo brasileiro retirou seu embaixador de Tel Aviv em maio de 2024, sem indicar substituto, e aderiu à ação na Corte Internacional de Justiça que acusa Israel de genocídio contra os palestinos.
Amorim reforçou que o Brasil não aceita a política genocida de Netanyahu. “Queremos boas relações com Israel, mas não podemos compactuar com barbaridades. Não somos contra o povo israelense, e sim contra o que Netanyahu faz em Gaza”, afirmou.
Ao se recusar a ceder à pressão do governo extremista de Tel Aviv, Lula reafirma a linha da diplomacia brasileira: soberania, defesa dos direitos humanos e compromisso com a paz, mesmo diante de chantagens políticas.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.