502 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Peter Navarro, braço direito de Donald Trump e conhecido como o “czar” do tarifaço, voltou a atacar o Brasil. O ex-assessor da Casa Branca debochou da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do escritório Brownstein Hyatt, que se ofereceu para representar os interesses brasileiros em Washington contra as tarifas impostas ao país.
Em seu blog, Navarro divulgou a proposta de contrato enviada à CNI, com custo de US$ 50 mil mensais por um ano, prometendo acesso a nomes como o próprio Navarro e os secretários Howard Lutnick (Comércio) e Scott Bessent (Tesouro). No X, o trumpista ironizou: “Aviso para o Brownstein Hyatt: vocês NUNCA serão bem-vindos no meu gabinete da Casa Branca. Libertem Jair Bolsonaro!”.
As declarações ecoam a narrativa bolsonarista de que qualquer negociação só avançaria se houvesse anistia ou reversão da inelegibilidade de Jair Bolsonaro no Supremo. O discurso é idêntico ao do deputado Eduardo Bolsonaro, que articulou sanções contra ministros do STF nos EUA, mas ignora que países como Índia também recorreram a lobistas para tentar aliviar tarifas.
Dois dias depois, Navarro voltou a atacar, chamando o escritório de “gangue do lobby” e prometendo comprar um “carrinho de palhaço” para ironizar seus adversários. Apesar da postura hostil, o lobby é legal nos Estados Unidos e movimenta bilhões de dólares anualmente, influenciando decisões do Congresso e da Casa Branca.
For comic relief, go to Substack at https://t.co/B7dl8KNnEr. Download
— Peter Navarro (@RealPNavarro) August 19, 2025
DC lobbyist brochure bragging to Brazilians that they could lobby White House and get tariffs lowered. Memo to @BrownsteinHyatt. You will NEVER darken my White House door. Don’t want to trip on your slime.… pic.twitter.com/iEdTBNmwDZ