2646 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Brasil registrou em agosto a primeira deflação do IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15) em mais de dois anos. Segundo dados do IBGE divulgados nesta terça-feira (26), o índice caiu 0,14%. A última retração havia sido de 0,07% em julho de 2023.
A queda foi impulsionada principalmente pela redução nas contas de energia elétrica, resultado do bônus de Itaipu, que já será compensado nas próximas faturas. Também contribuíram a diminuição nos preços da gasolina e dos alimentos, aliviando o bolso das famílias após a alta de 0,33% registrada em julho.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou que o resultado reflete políticas econômicas do governo Lula, mesmo diante de um cenário internacional adverso. “A primeira queda da inflação é uma boa notícia que se soma a outras conquistas recentes, como a geração recorde de empregos e a saída do Brasil do Mapa da Fome”, afirmou.
Décio ressaltou ainda o impacto positivo para micro e pequenas empresas, responsáveis por 97% dos negócios e 70% dos empregos formais do país. “Inflação baixa fortalece os pequenos negócios, que são o motor da economia nacional. Se eles crescem, o Brasil cresce junto”, afirmou.
Entre os nove grupos de produtos e serviços que compõem o índice, os principais recuos foram em habitação (-1,13%), alimentação e bebidas (-0,53%) e transportes (-0,47%). O IPCA-15 funciona como prévia da inflação oficial (IPCA), diferindo apenas no período de coleta dos preços.
O resultado é visto como um alívio para a economia brasileira, que caminha para combinar estabilidade de preços com crescimento e inclusão social.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.