965 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A deputada bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) continuará atrás das grades na Itália, após participar de sua terceira audiência no Tribunal de Apelações de Roma nesta quarta-feira (27). A Justiça italiana analisa o pedido de extradição feito pelo Brasil e determinou que ela permaneça detida até decisão final.
Durante a sessão, os advogados de Zambelli voltaram a pedir sua liberdade, mas o pedido foi negado. O juiz responsável afirmou que precisa de mais tempo para avaliar documentos anexados ao processo antes de emitir um posicionamento. A decisão deverá ser comunicada de forma reservada aos defensores.
Após ser ouvida, a parlamentar foi levada novamente ao Instituto Penitenciário de Rebibbia, onde está presa desde o fim de julho. Segundo a defesa, ela estaria “abatida, mas combativa”. Zambelli chegou ao tribunal algemada, usando moletom cinza e jeans, acompanhada do marido, Aginaldo de Oliveira, e do irmão Bruno.
Na última audiência, há duas semanas, a bolsonarista tentou adiar o processo alegando mal-estar. Uma perícia médica ordenada pela juíza, no entanto, não encontrou qualquer problema de saúde. Mesmo assim, a defesa insiste em alegações médicas e na ausência de pedido formal de prisão preventiva pelo governo brasileiro.
A estratégia não surtiu efeito: a Corte Suprema da Itália já havia decidido que a inclusão de Zambelli na lista vermelha da Interpol equivale a uma ordem internacional de prisão, respaldada pelo tratado de extradição entre os dois países.
Condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por invadir ilegalmente os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Zambelli fugiu do Brasil logo após a sentença. O ministro Alexandre de Moraes expediu o mandado de prisão, e ela foi detida em Roma no fim de julho. Agora, o tribunal italiano deve definir os próximos passos de sua extradição.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.