GRADES, VARREDURAS E POLICIAIS 24h! O CERCO que espera BOLSONARO no STF

Portal Plantão Brasil
28/8/2025 09:47

GRADES, VARREDURAS E POLICIAIS 24h! O CERCO que espera BOLSONARO no STF

0 0 0 0

3111 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) prepara um esquema de segurança sem precedentes para o julgamento do golpista Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus envolvidos nos ataques de 8 de janeiro. O plano inclui varreduras nas casas dos ministros, restrição de acesso à Praça dos Três Poderes e reforço de policiamento, com agentes dormindo dentro da sede do tribunal em Brasília.

Cerca de 30 policiais vindos de outros tribunais já estão na capital, somando-se ao efetivo da Polícia Judicial do Supremo. Eles permanecem de prontidão em dormitórios improvisados dentro do prédio e devem ficar por pelo menos dois meses, podendo ter o prazo ampliado diante do risco de violência e das ameaças que se intensificam com a proximidade do julgamento.

As sessões começam no dia 2 de setembro e devem se estender até o dia 12, período que inclui o feriado da Independência, em 7 de setembro, quando bolsonaristas já convocaram manifestações. A avaliação no STF é que, em caso de condenação, a tensão não deve diminuir, já que Bolsonaro só poderá ser preso após o fim dos recursos. O cenário ainda coincide com a posse de Edson Fachin na presidência da corte, marcada para 29 de setembro.

A segurança aponta não apenas para riscos de mobilizações organizadas, mas também para ações de indivíduos isolados — que, após o ataque suicida de Francisco Wanderley Luiz, o “Tiu França”, em novembro, passaram a ser chamados de “ratos solitários”, para evitar glamourização. O episódio levou o tribunal a retomar as grades de proteção ao redor do prédio, que agora não têm previsão de serem retiradas.

A possibilidade de Bolsonaro, atualmente em prisão domiciliar, querer comparecer presencialmente ao julgamento também preocupa. O ex-presidente tem confidenciado a aliados o desejo de “enfrentar” os ministros, mas avalia se a exposição pode prejudicá-lo politicamente. Caso tente, o Supremo reforçará ainda mais a segurança.

O julgamento, marcado pelo ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma, terá cinco sessões: 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro. O resultado pode representar o maior revés para o bolsonarismo desde o fracasso da tentativa de golpe.

Com informações da Folha de São Paulo

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians