2849 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro do STF Gilmar Mendes saiu em defesa de Alexandre de Moraes diante das sanções impostas pelos Estados Unidos com base na Lei Magnitsky. Em evento do grupo empresarial Lide, em Brasília, nesta quarta-feira (27), Gilmar afirmou que o Brasil deve muito a Moraes por sua firme atuação na defesa da democracia e declarou que “a história fará justiça” ao colega.
“Se hoje estamos aqui em um ambiente democrático, devemos muito ao ministro Alexandre. Apoio-o de maneira inquestionável e sou plenamente solidário”, afirmou Gilmar, em referência à resistência de Moraes contra a tentativa de golpe bolsonarista de 8 de janeiro de 2023.
O ministro também criticou a postura dos Estados Unidos, que aplicaram sobretaxas de 50% em retaliação ao julgamento de Jair Bolsonaro (PL) no STF. Trump classificou o processo como “caça às bruxas” e alegou perseguição judicial contra o ex-presidente, réu por tentativa de golpe de Estado. Além das tarifas, Washington incluiu Alexandre de Moraes na lista de sanções, proibindo-o de entrar em território americano e de manter relações financeiras com empresas ligadas ao país.
Gilmar reagiu com firmeza: “Negociações comerciais se fazem a toda hora. Agora, tentar envolver a independência do Judiciário é absolutamente impróprio, assim como seria se o Brasil exigisse acesso aos nomes do chamado Epstein Files. Não faz sentido algum.”
Na segunda-feira (25), Gilmar já havia negado qualquer contato recente com Bolsonaro, após mensagens do ex-presidente revelarem supostas conversas. O relatório da Polícia Federal que embasa o pedido de indiciamento de Jair e Eduardo Bolsonaro cita menções ao ministro, mas ele reiterou que sua interlocução é institucional e ampla, não restrita a um lado político.
O julgamento do núcleo central da trama golpista, no qual Bolsonaro é réu por crimes como tentativa de golpe de Estado e organização criminosa armada, começará em 2 de setembro. Gilmar Mendes não participará do julgamento, que caberá à Primeira Turma do STF, mas reforçou seu apoio a Moraes, alvo central da fúria bolsonarista e agora também de Donald Trump.
Com informações da Folha de São Paulo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.