729 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro já admite internamente que será condenado no julgamento da trama golpista que começa na próxima semana no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo aliados, ele está pessimista, irritado e insiste em se apresentar como vítima de perseguição, embora responda a acusações gravíssimas de ter atentado contra a democracia.
A Procuradoria-Geral da República o acusa de organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado democrático de Direito, dano qualificado por violência e destruição de patrimônio público tombado. As penas máximas somadas ultrapassam 40 anos de prisão. A defesa aposta apenas em uma redução de pena na fase de dosimetria, e interlocutores falam em tentar cortar pelo menos 10 anos da condenação.
Entre as estratégias bolsonaristas, circula a esperança de algum pedido de vista que possa atrasar o julgamento por até 90 dias. Ainda assim, a avaliação majoritária é que isso dificilmente ocorrerá. Mesmo em caso de condenação, a defesa pretende recorrer com embargos para atrasar o processo, mas esses recursos só devem ser analisados entre outubro e novembro.
Nos bastidores, bolsonaristas já discutem onde ele poderia cumprir eventual pena. As hipóteses vão de uma instituição militar à carceragem da Polícia Federal, passando por cela especial na Papuda. A defesa, por sua vez, tenta insistir em manter a prisão domiciliar sob o pretexto de problemas de saúde — como soluços, vômitos, refluxo e hipertensão — que, na prática, não o impediriam de estar preso em unidade prisional comum.
O cerco se fechou ainda mais com a decisão do ministro Alexandre de Moraes determinando que a Polícia Penal do Distrito Federal mantenha vigilância 24 horas por dia na residência de Bolsonaro, medida para impedir qualquer tentativa de fuga. Desde que foi colocado em prisão domiciliar, em 16 de agosto, ele só deixou a casa uma vez para exames médicos.
Enquanto a extrema-direita tenta vitimizar seu líder, o STF se prepara para um julgamento histórico que deve consolidar a responsabilização de Bolsonaro e de seus comparsas pela tentativa frustrada de golpe contra o Estado democrático de Direito.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.