2447 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Em coletiva nesta quinta-feira (28), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou a força da operação nacional que desarticulou a infiltração do PCC no mercado de combustíveis. Segundo ele, a ação coordenada entre Receita Federal, Polícia Federal, Ministério Público e forças de segurança estaduais representa um novo modelo de enfrentamento ao crime organizado no Brasil.
“Contra o crime organizado, é necessário uma resposta organizada. O crime se sofisticou, e o Estado precisa responder de maneira igualmente sofisticada”, afirmou Haddad, ressaltando a importância da inteligência fiscal para rastrear os complexos mecanismos de lavagem de dinheiro utilizados pelas facções.
A operação, batizada de Carbono Oculto, mobilizou mais de mil agentes em oito estados e revelou um esquema que incluía adulteração de combustíveis, importação fraudulenta de metanol, manipulação de fundos financeiros e o uso de fintechs para lavar bilhões. Só no setor de combustíveis, foram identificados mais de mil postos e quatro refinarias envolvidas nas fraudes.
Haddad lembrou que a criação, em 2023, de uma equipe da Receita dedicada exclusivamente a fraudes estruturadas foi decisiva para o sucesso da ação. Nos últimos quatro anos, mais de R$ 52 bilhões movimentados em fundos criminosos foram investigados, com R$ 1,4 bilhão já bloqueados. “Hoje conseguimos desmantelar uma verdadeira refinaria do crime”, resumiu o ministro.
O ministro também ressaltou a necessidade de institucionalizar essa integração entre os entes federativos por meio da PEC da Segurança, que transformaria a cooperação contra o crime organizado em política permanente de Estado. Para ele, a operação mostrou que a união de esforços é o caminho para resultados sólidos e duradouros.
Considerada uma das maiores operações do país em termos de cooperação institucional, a Carbono Oculto é vista como um divisor de águas no combate às facções. “Estamos criando um modelo que pode trazer esperança ao povo brasileiro. A resposta contra o crime será cada vez mais forte e eficaz”, concluiu Haddad.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.