7531 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A bancada do PL na Câmara dos Deputados prepara mais uma manobra para tentar salvar Jair Bolsonaro e os golpistas de 8 de janeiro. De acordo com a jornalista Andréia Sadi, do g1, o partido quer priorizar, já na próxima semana, um projeto de anistia a investigados e condenados pela tentativa de golpe. A ofensiva acontece justamente em paralelo ao início do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), no qual o próprio Bolsonaro figura como réu.
O movimento é capitaneado pelo deputado bolsonarista Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que pretende apresentar a proposta na reunião de líderes partidários marcada para terça-feira (2) — mesma data em que o STF abrirá o julgamento da trama golpista. A intenção é clara: blindar Bolsonaro e seus cúmplices, mesmo que isso signifique afrontar a democracia.
Segundo Cavalcante, o objetivo é uma anistia “direta” para os acusados, deixando de lado outras bandeiras do PL, como a PEC das prerrogativas e mudanças no foro privilegiado, que sofreram forte rejeição popular. Ele ainda insinuou que partidos que se dizem contra a medida apoiariam a anistia “nos bastidores”, mas evitam se expor.
A estratégia é transformar a sessão de líderes em um palco político, forçando siglas a se posicionarem publicamente em plena semana do julgamento. A intenção bolsonarista é pressionar e tentar criar narrativa de perseguição, enquanto os ministros do STF analisam as provas da tentativa de golpe contra o Estado Democrático de Direito.
O PL vê o momento como decisivo para tentar salvar a própria pele e a de Bolsonaro, mas a manobra expõe ainda mais o desespero da extrema-direita diante da Justiça.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.