1831 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta terça-feira o programa "Gás do Povo" durante evento em Belo Horizonte. A iniciativa beneficiará inicialmente 500 mil famílias de baixa renda de Minas Gerais com acesso a botijões de gás a preço social, com desconto de até 50% em relação ao valor de mercado.
O programa, que integra a política nacional de combate à pobreza energética, priorizará comunidades periféricas, indígenas e quilombolas. "Ninguém pode ficar sem cozinhar sua comida por falta de gás. É um direito básico que foi negligenciado nos últimos anos", afirmou Silveira, referindo-se ao aumento recorde no preço do botijão durante o governo Bolsonaro.
A distribuição será feita através da rede de agentes comunitários e com pontos de venda em territórios de alta vulnerabilidade social. Cada família terá direito a um botijão por mês com o subsídio, que será financiado por recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Energia.
Estudos do ministério indicam que o preço do gás de cozinha chegou a representar até 20% da renda familiar nas comunidades mais pobres durante a crise energética dos últimos anos. O "Gás do Povo" será expandido progressivamente para todos os estados até o final de 2024.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.