4008 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Os governadores do Consórcio Nordeste responderam com firmeza às declarações do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que tentou culpar a região pelos problemas nacionais. Em nota oficial assinada por todos os nove governadores, o grupo afirmou que "não aceitará ser transformado em bode expiatório de disputas eleitorais infundadas".
A resposta veio após Zema sugerir que políticas sociais para o Nordeste seriam responsáveis por desequilíbrios fiscais em outros estados. "São argumentos falsos e oportunistas que só revelam desprezo pelo povo nordestino e desconhecimento sobre o federalismo brasileiro", afirmou a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), atual presidente do consórcio.
Os governadores destacaram que a região é a que mais cresce no país, responde por 30% do PIB nacional e devolve em tributos muito mais do que recebe em investimentos federais. "Não admitiremos narrativas que tentem nos colocar contra outros estados. Nossa luta é por desenvolvimento para todo o Brasil", completou o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).
O Consórcio Nordeste anunciou que fortalecerá sua articulação no Congresso para barrar qualquer proposta que vise reduzir recursos da região. Líderes regionais lembraram que a unidade dos nove estados já resultou em investimentos de R$ 47 bilhões em infraestrutura, energia e desenvolvimento social desde 2019.
?? Zema volta a criticar nordestinos e diz que Sudeste está cansado de subsidiar a região
— Metrópoles (@Metropoles) August 27, 2025
Em entrevista ao Contexto Metrópoles, Romeu Zema, governador de Minas Gerais, falou sobre sua polêmica em que criticou a região Nordeste, voltando a afirmar que os estados pobres são… pic.twitter.com/aJsnhJSgb3