1534 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Ministério das Cidades autorizou a contratação de 5.250 novas unidades habitacionais pelo programa Minha Casa Minha Vida, na modalidade Entidades, destinadas a famílias de baixa renda em 16 estados e no Distrito Federal. As portarias publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira (2) beneficiam cooperativas e associações sem fins lucrativos, consolidando a retomada do programa como política de estado para moradia popular.
Com renda familiar bruta de até R$ 2.850, as famílias contempladas representam mais de 21 mil pessoas que terão acesso à casa própria. Desde 2023, já foram selecionadas 49,4 mil moradias nesta modalidade, que prioriza a organização comunitária e reduz a intermediação do mercado especulativo imobiliário.
A distribuição abrange todas as regiões: Norte (Pará, Acre e Tocantins), Nordeste (Bahia, Paraíba, Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), Sul (Paraná e Rio Grande do Sul), Sudeste (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo) e Centro-Oeste (Distrito Federal). São Paulo recebe o maior lote, com 1.735 unidxades distribuídas em cinco municípios.
O anúncio reforça o compromisso do governo Lula com a universalização do direito à moradia, contrastando com o desmonte do programa no governo anterior. As novas unidades representam não apenas acesso à habitação, mas também geração de emprego e movimentação da economia local através da construção civil.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.