3566 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O início do julgamento de Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (2) repercutiu fortemente na imprensa internacional, que tratou a tentativa de golpe de 2022 como um marco histórico para a democracia brasileira. O New York Times chamou o episódio de “plano sinistro” e ressaltou que as provas contra o ex-capitão formam um “vasto conjunto”.
Bolsonaro, atualmente em prisão domiciliar, é julgado ao lado de outros sete integrantes do núcleo central do golpe: os generais Augusto Heleno, Braga Netto e Paulo Sérgio Nogueira; o almirante Almir Garnier; o ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem; o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres; e Mauro Cid, que firmou delação premiada. Eles respondem por crimes como tentativa de golpe de Estado, organização criminosa e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
O New York Times destacou que Bolsonaro tentou desacreditar o resultado eleitoral, planejou até assassinatos de Lula, Geraldo Alckmin e Alexandre de Moraes, e fugiu para os Estados Unidos enquanto seus apoiadores atacavam as sedes dos Três Poderes. Para o jornal, o Brasil faz o que os EUA não conseguiram: levar a julgamento um ex-presidente que tentou se manter no poder à força.
Já o Guardian, do Reino Unido, definiu o julgamento como um “velório político” para Bolsonaro e entrevistou o trompetista Fabiano Leitão, que viralizou ao tocar a marcha fúnebre e o hino antifascista Bella Ciao. O músico disse estar celebrando a queda do ex-capitão, em sintonia com milhões de brasileiros que aguardam a condenação.
O Washington Post analisou que o Brasil encara tanto seu passado autoritário quanto a pressão de Donald Trump, que tenta retaliar o país. Para o jornal, o julgamento representa uma “reviravolta significativa” em uma nação que historicamente preferiu a conciliação à punição em crimes contra o Estado.
A revista The Economist chamou Bolsonaro de “Trump dos trópicos” e classificou o golpe de 8 de janeiro como “esquisito e bárbaro”. Para a publicação, o ex-capitão fracassou por incompetência, e sua condenação será decisiva para o futuro do Brasil. Já a BBC lembrou que o processo entrou na fase final, decidido por cinco ministros do STF, e citou Trump, que chamou a condenação de seu aliado de “caça às bruxas”.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.